Saudações, sábios irmãos
das feras!
Há algum tempo, meus
corvos me trouxeram uma enquete interessante feita por jogadores de D&D
trazendo quais os arquétipos mais desejados na nova versão do jogo. O arquétipo
mais votado foi o “druida beast master”, o druida com um forte elo com seu
companheiro animal.
Ironicamente, a mesma
enquete tratou dos melhores e piores arquétipos trazidos no Livro do Jogador, e
o arquétipo eleito unanimemente como o pior foi justamente o ranger beast
master. Os problemas principais do arquétipo, como já debatidos nestes Salões, são: O
animal tem pontos de vida baixíssimos, e independente do nível da campanha,
pode ser morto em apenas uma rodada. O ranger precisa abrir mão de um de seus
ataques toda rodada para mandar seu companheiro atacar, o que é absurdo tanto
em termos mecânicos quanto em termos interpretativos.
Assim, trago-vos aqui uma
versão aprimorada deste arquétipo para o druida, mas que pode também ser aplicado ao ranger. A
única diferença é que o ranger receberia os benefícios um nível mais tarde (3, 7, 11 e 15),
apenas para respeitar a progressão das habilidades dos arquétipos da classe.
HABILIDADES DO ARQUÉTIPO
Companheiro Animal (Nível 2): O druida pode
treinar um animal para lhe acompanhar permanentemente, realizando um ritual de
8 horas. O companheiro pode ser um animal de ND até ¼ (lobos, águias,
panteras...). Ele recebe o valor de Proficiência de seu mestre em:
- Classe de Armadura
- Jogadas de Ataque e Dano
- Testes de Resistência e Perícias em
que seja proficiente.
Além disso, os Pontos de Vida do
companheiro animal são sempre iguais ao máximo
do animal ou sete vezes o nível o druida, o que for mais alto.
Usando uma Reação, o druida pode ordenar seu companheiro animal para realizar
uma ação de ataque, corrida, desengajar ou uma ação para usar perícias com as
quais o animal é proficiente.
Sentidos Aguçados (Nível 06): O animal
recebe Vantagem em todos os testes de perícia em que sejam naturalmente
proficientes. Quando o druida estiver a até 9 metros de seu companheiro animal,
ele também recebe Vantagem nos testes destas mesmas perícias.
Fúria Bestial (nível 10): Quando usa a
ação de Ataque, o animal pode desferir dois ataques na rodada.
Compartilhar Magias (nível 14): Quando você
conjura uma magia sobre si, incluindo magias pessoais, você também afeta seu
companheiro desde que ele esteja a até 9m.
Muito bem construído, e uma adição bem vinda à classe druida, principalmente porque dos dois arquétipos existentes, apenas o círculo da lua é realmente viável.
ResponderExcluirDesnecessário dizer, mas assim como o outro beastmaster que você apresentou meses atrás, este pode e deve ser usado no lugar do desastroso beastmaster do ranger no livro do jogador.
Grato pelas palavras, nobre irmão!
Excluirgostei bastante, apesar de não ter me afundado o necessario na quinta edição, gosto da forma que voce esta abordando as classes. parabens
ResponderExcluirGrato, nobre irmão!
ExcluirNão é necessário nem comentar que isso é mil vezes melhor e mais plausível que o atual beastmaster do patrulheiro (pior classe do livro sem dúvidas). Eu pensava em alguma mudança para poder estimular meus jogadores a usarem a classe e a poder jogar também com ela, mas essa mudança que você fez é bem construida. Muito bem e obrigado! :D
ResponderExcluirSalve, misterioso amigo, e sejas bem vindo aos Salões de Valhalla!
ExcluirHá um consenso absoluto de que o beastmaster é o pior arquétipo do novo D&D; ele é tão ruim que chega a ser insano pensar que permitiram que fosse inserido no Livro do Jogador. De qualquer modo, fico feliz em saber que nossa versão ajudou a ti e a teu grupo.
Bom jogo a todos vós!